5 razões pra você abandonar o Windows ou o Mac OS e vir pro Linux

Não precisamos nem dizer que a grande maioria dos PCs ao redor do mundo rodam alguma versão do Microsoft Windows, seguido (mas bem de longe) pelo Mac OS da Apple. Na verdade os computadores fabricados pela Apple são denominados “Macs” e não “PCs”. E nessa história toda o bom e velho Linux (ou as suas distribuições, pois o Línux em si é apenas um núcleo de sistema operacional. Saiba mais aqui) tem menos do que 2% do mercado de “computadores pessoais” (se formos analisar o mercado de servidores, o Linux ganha disparado de qualquer Sistema Operacional). Muitos usuários do Windows estão satisfeitos com seu sistema operacional e com a ascensão da computação móvel (e uma correspondente diminuição do uso de desktops e notebooks), para maioria deles não passa pela cabeça qualquer boa razão para mudar. Hoje vamos apresentar aqui cinco boas razões pelas quais você deveria mudar ainda hoje de sistema operacional:

5) Estabilidade e Segurança: Com suas raízes na concepção sólida do Unix, o Linux é impressionantemente estável. Nele os programas e aplicações raramente falham, e quando o fazem, uma simples combinação de teclas (ou clique no mouse) podem matar o processo conflitante. Além disso, as atualizações do sistema e/ou aplicativos são tão tranquilas que quase nunca é necessário reiniciar o computador depois (a atualização do kernel é uma exceção). “O Linux é livre de vírus”… Essa é uma máxima que na verdade não é bem por ai. Por causa da arquitetura do sistema (além dos permissionamentos de arquivos e diretórios), na maioria dos casos, é impossível que um vírus instale (ou se prolifere). Isso faz com que a presença de um software antivírus seja praticamente desnecessária. Ele também protege os usuários contra roubo de identidades através de trojans.

4) Poder: O Linux é poder! (como diz o nosso amigo Aprígio Simões) Ele é um poderoso sistema operacional, expressivo, que não esconde as partes internas do sistema aos seus usuários. E os usuários, que escolherem, podem permanecer ignorantes da complexidade do sistema, mas aqueles que desejam explorar o sistema e liberar seu poder, são livres para fazê-lo em uma variedade de formas: eles podem usar o poderoso e flexível shell para fazer do sistema exatamente o que eles querem, além de terem acesso ao código fonte do sistema.

3) Privacidade: Com as recentes revelações do PRIZM, o programa do governo americano para espionar pessoas ao redor do globo, é bom saber que por causa do livre acesso ao código fonte do seu sistema, você pode reduzir a “quantidade de olhos te vigiando”, diminuindo a possibilidade da existência de um código que monitore o seu comportamento no PC.

2) Custo: O Linux está disponível gratuitamente em vários locais na web. A maioria das distribuições Linux possuem um instalador muito intuitivo e bem simples de usar. Seus sistemas de atualização também são bem práticos, que deixam seu sistema atualizado, estável e sem erros em poucos minutos. Sinceramente, só o fato de não ter que desembolsar uma grana (pouca ou muita) a cada vez que você quiser atualizar o seu sistema – ou qualquer uma de suas aplicações – é extraordinariamente incrível!

1) Liberdade: O Linux respeita a sua liberdade. As licenças de software livre garantem que seus direitos de utilização do computador, da maneira que achar melhor, estará sempre protegida. Elas também protegem o direito de você fazer quaisquer mudanças que gostaria no software e ainda compartilhar essas alterações com os outros. Conclusão Assim como tudo na vida, o “universo do software livre” não é sempre as mil maravilhas. É fato que existem muitas coisas que precisam melhorar, porém lhe garanto que só por estes cinco motivos já seria no mínimo interessante você experimentar este “novo mundo”.

Fonte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbloquear chaveiro de sessão Ubuntu - Chrome / Chromium

Recuperar o Grub Ubuntu, Linux Mint, após instalação do Windows

Guardião Itaú (Warsaw) no Ubuntu / Linux Mint