Recuperar o Grub Ubuntu, Linux Mint, após instalação do Windows

Um dos acontecimentos mais frequentes com os usuários de dual boot é a "perca" do Grub. Um usuário tem dois sistemas operacionais, Windows e Ubuntu, por exemplo. Isso acontece quando você precisa, por exemplo, formatar seu velho e defeituoso Windows, que ao ser reinstalado apaga a MBR, local onde é guardada informações do disco como ordem de boot, partições etc.

O nosso GRUB fica localizado na MBR, então para recuperá-lo de forma simples e fácil siga as instruções a seguir:

Você vai precisar de um CD-Live (no meu caso utilizei a versão 17.1 do Linux Mint).

Depois de carregado o Live-CD, entre no seu terminal e digite os comandos a seguir:

1. Verificando a partição referente ao seu GNU/LINUX:

$ sudo fdisk -l

(caso esteja utilizando outro SO que não o Ubuntu, faça o login como ROOT)

2. Vamos montar o seu sistema de arquivos na sua partição GNU/Linux no diretório /mnt.

$ sudo mount -t ext4 /dev/sda6 /mnt

Neste caso o meu sistema de arquivos é EXT4 e a minha partição Linux é a sda6, troque esses campos conforme a sua configuração.

3. Instalação do Grub:

$ sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sda

Fim. Fácil não? =D

Bem pessoal, é isso! Espero ter ajudado, qualquer coisa estamos aí.



Fonte: Como recuperar o GRUB em 3 comandos - Esse funciona!


Sugestões de leitura:

  1. Porque eu uso Linux Mint
  2. Instalando Linux Mint 17 Qiana
  3. Atualizar Linux Mint 17 para Linux Mint 17.1

Comentários

Unknown disse…
tutorial perfeito .... funciona 100%
Iverson'D disse…
se um dia eu te encontrar te darei um beijo... haeuhaeuhau brincadeira, mas que eu pago uma breja, isso sim!!! hehe
tuto perfeito... vlw brodi....
Délio Visterine disse…
Iverson, não se preocupe com isso, você não faz meu tipo rsrsrsrs. Que bom que lhe ajudou.
Juan Endrizzi disse…
Obrigado Délio, no te prometo besos como Iverson pero me fue de gran ayuda tu explicación.

Postagens mais visitadas deste blog

Desbloquear chaveiro de sessão Ubuntu - Chrome / Chromium

Android está iniciando otimizando app...