Android: Melhorar desempenho otimizando seu smartphone

Você já deve ter ouvido falar que o tempo de vida útil de um smartphone Android é de aproximadamente 1 ano, não é mesmo? Recomenda-se que, após este tempo, o seu gadget seja trocado por outro mais novo. A tendência é que, realmente, com a criação de novas tecnologias, os aparelhos antigos e com memória inferior não consigam acompanhar os avanços, mas é possível manter o seu smartphone por mais tempo, de maneira funcional e útil.
No post de hoje daremos dicas de como melhorar o desempenho de seu Android. Entretanto, você precisa manter em mente que um smartphone é como um computador, e por isso ele também precisa de manutenção e cuidados especiais. A seguir, veremos quais fatores influenciam em seu desempenho. Vamos lá?

Quais os fatores que influenciam no desempenho de seu Android?

Assim como em um computador, há alguns fatores que influenciam diretamente no desempenho de seu Android, que são: o consumo de memória RAM, de processamento, bateria e o espaço interno.

Como melhorar o desempenho de seu Android

Dica 1: verificar o consumo de RAM e limpar a memória cache

Para fazer isso, acesse a opção “Aplicativos”, situada nas configurações do Android. Em seguida, visualize a aba “Em execução” e veja quais serviços e aplicativos estão em funcionamento no momento. Cada um terá o consumo de RAM do aparelho, determinando a velocidade de desempenho do gadget. Assim, quanto mais RAM for consumido, mais lento ficará o celular.

Dica 2: encerrar apps desnecessários

Também na aba “Executando”, selecione apps desnecessários ou com mau funcionamento e encerre-os no botão “parar”. Também é possível limpar os dados que estão armazenados no aparelho e na memória cache de cada aplicativo, deixando o smartphone mais “leve”.

Dica 3: fechar aplicativos a fim de poupar bateria e memória

Para fazer isso, basta segurar a tecla “função” e selecionar o botão em destaque a fim de gerenciar as atividades que estão sendo executadas. Em seguida, na aba “Aplicativos” é possível fechar aplicativos a fim de poupar bateria e memória. Assim, o gadget fica mais rápido para cumprir outras – e novas – funções.

Dica 4: deletar aplicativos desnecessários ou com erro

Se por acaso algum aplicativo apresentar erros constantemente ou você não estiver utilizando, delete-o. Isso irá liberar espaço e evitar que o sistema fique lento.

Dica 5: gerenciar suas contas no Android

Em “Configurações”, é possível acessar as “Contas” e verificar se a sincronização está ok e se as configurações estão funcionando corretamente.

Dica 6: cuidado com as atualizações automáticas

Nunca deixe seu Android com a opção “Atualização automática” na Play Store. Isso porque alguns lançamentos de atualizações podem conter falhas de segurança ou bugs que comprometerão o desempenho de seu Android.

Dica 7: utilizar outro navegador

Se você utiliza o navegador Chrome em seu Android, mas ainda não está totalmente feliz com o desempenho do aparelho, há um aplicativo que funciona como um navegador substituto, o VC Browser. Esse aplicativo é baseado na engine de código aberto Chromium – a mesma do Chrome, mas é mais leve, pois não conta com suporte a extensões e, além disso, há uma otimização de sites, consumindo pouca memória RAM.

Aplicativos para melhorar o desempenho de seu Android

Alguns aplicativos auxiliam a melhorar o desempenho de seu Android, são eles:
  • Android Assistant: monitora as funções do smartphone.
  • Android Booster: otimiza a memória e melhora o desempenho da bateria.
  • AVG Memory & Cache Cleaner: libera espaço de armazenando interno e externo.
  • Battery Doctor: auxilia nos problema de consumo de energia.
  • Clean Master: otimiza o desempenho com limpeza de cache e também funciona como um antivírus.
  • Fast Reboot: simula um restart e libera mais memória no Android.
  • Gemini App Manager: gerencia os aplicativos instalados.
  • Total Memory Cleaner: auxilia na limpeza de dados.

Fonte: http://mobocity.com/blog/7-maneiras-de-melhorar-o-desempenho-de-seu-android/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbloquear chaveiro de sessão Ubuntu - Chrome / Chromium

Recuperar o Grub Ubuntu, Linux Mint, após instalação do Windows

Guardião Itaú (Warsaw) no Ubuntu / Linux Mint