Rkhunter: Falsos positivos rootkit

Rootkit é um tipo de software, muitas das vezes malicioso, projetado para esconder a existência de certos processos ou programas de métodos normais de detecção e permitir contínuo acesso privilegiado a um computador.
Quando algum sistema operacional efetua um pedido de leitura de um arquivo, o rootkit intercepta os dados que são requisitados e faz uma filtragem dessa informação, deixando o sistema ler apenas arquivos não infectados. Desta forma, o antivírus ou qualquer outra ferramenta ficam impossibilitados de encontrar o arquivo malicioso.



 rkhunter howto "depuração"

  • Não tenha medo das advertências rkhunter no terminal.
  • Usando rkhunter é sempre um trabalho em andamento.
  • Para instalar rkhunter:
  sudo apt-get install rkhunter 

  • Antes de executar o rkhunter você precisará preencher o banco de dados propriedades do arquivo, executando o seguinte comando: rkhunter --propupd Você não se esqueça de definir rkhunter em sysconfig para executar o --propupd cada novo software tempo está instalado, ou então você vai ter "falsos positivos "depois de cada atualização de software e sistema.
  sudo rkhunter --propupd 

  • Para executar rkhunter --propupd, automático após atualizações de software, adicionar a linha APT_AUTOGEN = "yes" para / etc / default / rkhunter (este é lido por /etc/apt/apt.conf.d/90rkhunter).
  • Espere até que ela seja concluída reunindo os novos valores, em seguida, sair. Isso deve eliminar todos os avisos, exceto os arquivos ocultos relacionados com a pasta / dev. Eles aparecem ocasionalmente e desaparecem com a próxima reinicialização do sistema.
  • Além disso, a opção de --versioncheck rkhunter si vai indicar se uma nova versão está disponível.
  sudo rkhunter --versioncheck 

  • A primeira execução de 'rkhunter' após a instalação poderá dar algumas mensagens de advertência. Eles são é de alguma forma normal. Mesmo no sistema instalado limpo, sem nenhum software adicional instalado, estes avisos ocorrer. Você poderia dar uma no FAQ de rkhunter. Eu tenho essas advertências sobre Xubuntu beta, instalação limpa:
  sudo rkhunter --checkall 

  • Advertências:
/ Usr / bin / mail

/ Usr / bin / BSD / mail-x

verificação / dev para susp. arquivos

verificação de arquivos ocultos e direta

/ Usr / bin / lwp-request

  • É possível para um banco de dados gerenciador de pacotes para tornar-se maliciosamente corrompido. Rkhunter só pode informar sobre as mudanças, mas não sobre o que causou a mudança, é reativo.
  • Ajude os usuários Rootkit Hunter nas rkhunter usuários lista de discussão. a lista de email rkhunter É também uma fonte de informação sobre "falsos positivos".
  • "Intruder Detection Checklist". Esta lista está disponível através da lista de detecção de intrusos
  • O que fazer com os avisos "comuns" como:
Aviso: diretório oculto encontrado: /dev/.static

Aviso: diretório oculto encontrado: /dev/.udev

Aviso: diretório oculto encontrado: /dev/.initramfs

Para evitar esses avisos, você pode reconfigurar rkhunter ignorar esses arquivos via whitelisting esses avisos. Edite o arquivo rkhunter.conf: gedit /etc/rkhunter.conf e remover o # na frente dessas linhas:
# ALLOWHIDDENDIR = / dev / .udev

# ALLOWHIDDENDIR = / dev / .static

# ALLOWHIDDENDIR = / dev / .initramfs

ALLOWHIDDENDIR = / dev / .udev

ALLOWHIDDENDIR = / dev / .static

ALLOWHIDDENDIR = / dev / .initramfs

  • Linkage para depurar rkhunter via watchdog: depuração ligação Você pode desativar o 'os_specific' check in seu arquivo rkhunter.conf. Adicioná-lo à DISABLE_TESTS list.You pode parar rkhunter de verificar estes editando /etc/rkhunter.conf
Un-comentar as linhas ALLOWHIDDENDIR e ALLOWHIDDENFILE relacionados.

Ps.: Livre tradução do Google.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbloquear chaveiro de sessão Ubuntu - Chrome / Chromium

Recuperar o Grub Ubuntu, Linux Mint, após instalação do Windows

Guardião Itaú (Warsaw) no Ubuntu / Linux Mint