Porque eu uso Linux Mint



Fonte: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Porque-eu-uso-Linux-Mint/
Autor: Xerxeslins

Recebi um e-mail de um usuário do VOL que, dentre outras coisas, em resumo, dizia:
"Me aventuro no Linux há alguns anos, mas nada de muito avançado. Para falar a verdade, sou bem iniciante. Sempre tentei utilizar várias distribuições para ver qual mais me agradava [...]. Vi que você é um usuário que conhece bem este mundo e por muito tempo utilizou o Arch e agora está utilizando o Linux Mint. Por que esta preferência hoje pelo Linux Mint?"
É verdade que durante algum tempo eu procurei "a distro perfeita", por assim dizer. Comecei com Ubuntu, depois Slackware, depois Arch Linux... e por aí fui, sempre testando e testando.



Hoje, eu admiro muito as seguintes distribuições: Slackware, Arch Linux, Debian, Fedora, Ubuntu e Funtoo. Mas, para meu uso diário, atualmente, eu estou usando Linux Mint. Sou usuário doméstico de Linux e quero facilidade. De preferência, ligar o computador e usar, sem ter que configurar nada.

Nem todas as distribuições mais famosas oferecem essa facilidade "out of the box". Sei que não é isso que faz uma distribuição melhor. Por exemplo: como sistema, considero Slackware melhor que Linux Mint devido à sua organização ("slackpkg clean-system" é ótimo), simplicidade e estabilidade. Mas, para quem procura uma distribuição que se resume a instalar e usar, Linux Mint é uma melhor candidata que Slackware ou Funtoo.

A compatibilidade com meu hardware (notebook Dell Inspiron N4030) é perfeita no Linux Mint, não necessitando seguir tutoriais ou passos extras para que o hardware funcione, como acontece no Debian e openSUSE.

Sim, por padrão essas distribuições não reconhecem minha placa de rede (Broadcom 4313). Não que seja impossível instalar. Claro que é possível. Mas nestas distribuições citadas, é necessário conectar-se por cabo primeiro e depois seguir alguns passos de algum tutorial para ter conexão wireless.

Sobre o ambiente. Apesar de me dar bem com os ambientes mais famosos como GNOME, KDE, Xfce e com alguns gerenciadores de janelas simples como Fluxbox e i3WM, o que eu espero de um sistema é que ele funcione sem bagunça.

Por isso, eu admiro o visual clássico do Linux Mint. O que eu quero dizer com visual clássico? Quero dizer que é um visual que não força um novo conceito de usabilidade (como os ambientes GNOME Shell ou Unity).

Obs.: apenas para esclarecer, eu elogio o ambiente GNOME Shell, sim. Da mesma forma o gerenciador i3. Mas eles não são clássicos.

Normalmente, um ambiente clássico e familiar, se resume ao estilo "Windows XP/7" que tem uma barra inferior e um botão de menu. Além disso, para usuários em fase de transição para Linux, talvez essa seja a melhor opção, a mais intuitiva. Familiares e amigos não saberiam por onde começar se, ao pegarem meu notebook, se deparassem com um ambiente diferente do clássico.

Eu não tenho absolutamente nada contra ambientes novos. Eu gosto muito deles! Mas também, prezo muito pela harmonia, uniformidade e consistência. Os ambientes que mais fornecem essas características são: Xfce, MATE, Cinnamon e KDE. Justamente os "sabores" do Linux Mint.

O ambiente GNOME tem inconsistências causadas pela mistura de bibliotecas GTK3 e GTK2. É por isso que alguns botões de janelas ficam diferentes em alguns aplicativos e as cores também, mesmo quando ativamos o tema escuro para tudo. O ambiente Unity (padrão do Ubuntu) também não me agradou por outras razões estéticas e funcionais.

Mas será que, ao invés de usar Linux Mint, não seria melhor usar Ubuntu com Xfce (Xubuntu) ou Ubuntu com KDE (Kubuntu)? Por que usar Linux Mint, derivada de Ubuntu ao invés de usar Ubuntu?

A resposta mais simples seria: pelo mesmo motivo que alguém escolhe usar o Ubuntu ao invés de Debian.

Claro que a distância entre Debian e Ubuntu é maior do que entre Ubuntu e Linux Mint, em termos de facilidade. Mas mesmo assim, ela existe.

Atualmente, estou usando Linux Mint 17.1 com ambiente MATE. Para quem prefere um ambiente clássico, Linux Mint com MATE é uma boa opção. Melhor que Ubuntu com MATE, pois o Ubuntu vem com o ambiente simples, com duas barras e sem menu de busca.

Além disso, o Linux Mint com ambiente MATE tem algumas características atraentes, como:
  • A opção de usar Compiz como gerenciador de janelas é padrão, vem de fábrica. Não precisa instalar nada.
  • Tem um simples e eficiente gerenciador de atualizações que divide os pacotes por nível de segurança.
  • Um configurador de idiomas mais simples que o do Ubuntu.
  • Tela de login diferenciada e configurável, com vários temas.
  • Tem um gerenciador exclusivo para kerneis.
  • Possui um centro de controle, estilo YaST do openSUSE, onde se concentra toda configuração do sistema.
  • Possui um formatador e gravador de USB nativo.
  • Tem uma grande quantidade de pacotes instalados por padrão, incluindo Flash, plugin Java, codecs multimídia, etc.

Suponha que você quer ou precise instalar um Linux imediatamente para uso pessoal. Você quer USAR o sistema e não CONFIGURAR o sistema. Você quer usufruir dos aplicativos para suas atividades e não ficar lendo wikis e tutoriais atrás de respostas sobre porque algo não está funcionando. Nesse caso, Linux Mint é uma boa indicação. Instalou, fim. Já pode usar.

Eu já curti mais mexer no sistema, como um hobby. Mas agora eu valorizo mais o meu tempo. Ao invés de esperar horas ou dias para ter um sistema mais ou menos funcional, prefiro ter um sistema funcional o mais rápido possível.

É por isso que hoje, eu uso Linux Mint. Já para quem prefere fuçar o sistema e usá-lo como um hobby, tem tempo de sobra, e não tem medo de encrencas, recomendo muito a distribuição Funtoo. Para quem quer estabilidade e simplicidade, recomendo Slackware. Essas são as distros de que mais gosto.

Abraço!
Xerxeslins



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbloquear chaveiro de sessão Ubuntu - Chrome / Chromium

Recuperar o Grub Ubuntu, Linux Mint, após instalação do Windows

Guardião Itaú (Warsaw) no Ubuntu / Linux Mint